Cacauela é novidade de empreendedores solidários no festival do chocolate

O lançamento do Cacauela, creme de cacau produzido por um grupo de empreendedoras de Camacan, foi um dos destaques da abertura do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que teve início nesta quinta-feira (18), em Ilhéus. O produto foi apresentado no estande do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, equipamento ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que recebeu a visita do governador Rui Costa.
.
“A nossa intenção foi desenvolver um produto que valorizasse o sabor do cacau. O Cesol nos acompanhou desde o início e contribuiu para dar visibilidade ao nosso trabalho em um evento tão grandioso como esse”, conta Helena Guimarães, uma das responsáveis pela criação da Cacauela.
.
Até o próximo domingo (21), 15 empreendimentos solidários do segmento cacaueiro, apoiados pelo Cesol, comercializarão seus produtos no festival.  “Uma das grandes modificações que temos na região sul é o adensamento da cadeia produtiva, com a produção do chocolate e outros derivados do cacau. Vários empreendimentos da economia solidária já desenvolvem esse trabalho e a vamos atuar de maneira mais consistente nesse segmento para ajudar, principalmente, na comercialização, que é um dos principais desafios do segmento”, ressalta o titular da Setre, Davidson Magalhães.
.
O coordenador geral do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, reforça que outras novidades serão apresentadas no festival.  “Além do creme de cacau, que é muito parecido com o creme de avelã mundialmente famoso, teremos o lançamento do melaço de cacau e da cerveja de nibs de cacau, no sábado”, afirma.
.
A programação do Festival Internacional do Chocolate e Cacau conta também com cursos, palestras, workshops, feira do chocolate, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças e shows com artistas regionais e nacionais, consolidando o Sul da Bahia como uma das principais regiões produtoras de chocolate de origem do Brasil.
Compartilhe isso:

Deixe um comentário

mersin escort