O Frevo, comemorado também no dia 14 de setembro, é um dos ritmos pernambucanos mais conhecidos e este dia tão querido tem uma explicação significativa. Em homenagem ao jornalista Osvaldo da Silva Almeida, que foi, segundo pesquisas, o criador da palavra Frevo, tendo sido escolhido a sua data de nascimento, 14 de Setembro de 1882 como a data de homenagem. Porém, alguns historiadores afirmaram posteriormente que na realidade a primeira aparição da palavra frevo ocorrera em 9 de Fevereiro de 1907, sendo essa a data considerada oficial, pelo menos em Pernambuco, local de origem do Frevo. Que sorte a nossa, comemorar duas vezes no ano o Frevo é um privilegio dos pernambucanos.
Elementos do Frevo:
Sombrinha: A principio era usada para proteger do sol e muitas vezes era utilizada como arma em caso de conflito. Com o passar de alguns anos, a sombrinha foi ficando cada vez menor e com muito mais cores, tornando-se assim um elemento de tradição e firmando como um simbolo oficial do frevo.
Estandartes: É uma bandeira que sempre está na frente dos cortejos com uma emblema. os Estandartes caracterizam a agremiação ou aquele determinado grupo. Essa tradição vem desde das cruzadas na idade média, quando as missões que tinham fins militares e religiosos carregavam bandeiras com símbolos alegóricos como cruzes e brasões.
Roupas: As roupas são um dos elementos que mais chama atenção quando falamos de frevo. Geralmente a vestimenta é de uso cotidiano, sendo a camisa mais curta que o comum e justa ou então a à altura da cintura, a calça também de algodão fino, colada ao corpo, variando seu tamanho entre abaixo do joelho e acima do tornozelo, toda a roupa com predominância de cores fortes e estampada. As mulheres se diferenciam pelo o uso de um short sumário, com adornos que dele pendem ou mini-saias, que dão maior destaque no momento de dançar.
Passos do frevo: Caracterizada pela sua individualidade na exibição, o frevo possui passos altamente incríveis. Existem atualmente um número incontável de passos ou evoluções com suas respectivas variantes. Os passos básicos elementares podem ser considerados os seguintes: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, saci-pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.
penocarnaval
Você precisa fazer login para comentar.