por Andreyver Lima: Em resposta ao Secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, que criticou a mudança da carga horária promovida pelo governo da Bahia na rede de ensino estadual, o secretário estadual da pasta, Jerônimo Rodrigues, deu detalhes sobre as mudanças que serão implantadas a partir de 2020. O secretário estava na comitiva do governador Rui Costa, que veio à Ilhéus nesta sexta-feira (28), autorizar o início de novas obras e participar de inaugurações.
De acordo com Rodrigues, as adequações à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional fazem parte do planejamento do governo de garantir escolas de tempo integral. “Queremos garantir que o estudante possa ter mais oportunidade. Até porque uma hora a mais para nós é insuficiente. Queremos que as escolas em sua maioria tenha educação em tempo integral. Estamos fazendo uma agenda de formação de professores e tentando viabilizar uma infraestrutura melhor nas escolas, para que o estudante tenha autoestima em relação às escolas com uma infraestrutura de respeito. Nem todas elas têm condições de logística.” afirmou.
A Secretaria Estadual tem como estratégia melhorar o desempenho do Ensino Médio, que apareceu negativamente no Anuário da Educação 2019, do movimento Todos pela Educação. Apenas 4,7% dos alunos atingiram o nível adequado em Matemática.
Segundo o secretário, a implantação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um desafio também para os municípios, que terão obrigatoriamente que se adequar a nova lei federal. A alteração está sendo discutida em todo o Brasil e será implantada progressivamente até 2025. “É um projeto a longo prazo nessa parte da educação. A nova lei estabeleceu que todo o ensino médio deve aperfeiçoar os conteúdos para garantir que estudante possa além de estudar as questões didáticas, seja possível também adaptar o seu conhecimento para a realidade que ele convive.” conclui.