Desde que foi inaugurada, em 6 de dezembro de 1987, a Morena FM, de Itabuna, quebrou todos os tabús que envolviam o rádio no interior e nacionalmente, como transmitir 24 horas por dia numa época em que nenhuma emissora das capitais fazia isso. Depois de ver o sucesso das madrugadas da 98,7, esta opinião mudou,
“Quando inauguramos, as FMs do interior só tocavam música brega e temas de novela. Quase não se ouvia MPB ou pop, o rock passava longe. Um dos impactos da Morena FM foi justamente dar ao ouvinte uma gama de gêneros para que ele conhecesse, incluindo blues, clássico, rock, reggae e jazz instrumental”.
Quem afirma é o fundador da emissora, Marcel Leal, destacando o trabalho que ele e o sócio Carlos Leahy tiveram para capacitar o mercado. “As agências de fora não confiavam nas rádios daqui e os anunciantes não mediam resultados. Tivemos que mostrar como anunciar melhor e conquistar as agências do sudeste”.
A Morena FM quebrou tabus, mudou paradigmas, introduziu inovações e mudou, acima de tudo, a imagem do rádio do interior baiano, de “parado no tempo” a líder de inovação. Ela foi a primeira das américas a tocar um CD, em 1988, a ter um programa digital (Expresso 98, em 1990) e comerciais digitais (1991).
Uma quebra de paradigma foi a introdução de um programa jornalístico com notídias próprias e equipe completa, em 1991, apresentado por Ramiro Aquino e Paulo Vicente, o Jornal das Sete (18h40). Até então, nenhuma FM tinha jornalismo. As que davam notícias se limitavam a ler as do dia anterior que os jornais impressos tinham publicado.
Outra inovação, em 2021, foi a mudança da transmissão do programa estatal Voz do Brasil para 21h, colocando no lugar dele, às 19h, programas especiais. No novo horário da Voz, 21h, o streaming online mantém uma programação musical enquanto a emissora cumpre a lei ao transmitir o programa obrigatório.
Primeira 100% digital na América Latina, ela também foi a primeira a transmitir na internet 24 horas por dia ao vivo (1996). No Brasil só fazia isso meia dúzia de rádios, todas de capital, com apenas 4 a 6 horas de streaming por dia, por causa do alto custo. A Morena pode ousar porque fez uma parceria com a então Telemar.
No aniversário do ano passado, Marcel lembra de quebrar uma tradição da própria rádio, ao lançar o Conexão Morena (foto), um programa de duas horas com notícias, política e esportes ocupando o horário de 6h às 8h. “Demos uma cara moderna a um tipo antigo de programa, adaptado ao perfil do FM e muito bem produzido”.
Hoje, a atração, comandada por Oziel Aragão, Andreyver Lima e Lavínia Sizínio, com produção de Hewelyn Ramos, desponta na audiência do rádio no sul da Bahia e pauta outros veículos. O programa é transmitido do Estúdio Paulo Vicente, homenagem a um dos locutores históricos da 98, falecido prematuramente.