A noite do Oscar 2022 não teve só glamour e premiação. Um clima tenso tomou conta do local e atravessou as telas após o ator Chris Rock fazer uma piada de mau gosto sobre a doença autoimune da atriz Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, vencedor da categoria de Melhor Ator. Will não só desaprovou a piada sobre como se dirigiu até o palco para dar um tapa em Chris e falar o que pensava. Diante de toda a confusão, a coluna LeoDias explica agora o motivo do ator ter se ofendido.
Em cima do palco, Rock disse que mal podia esperar por Jada em possível novo filme G.I Jane 2, lembrando que a atriz principal do primeiro filme tinha a cabeça raspada. A “piada”, no entanto, se referia a decisão da apresentadora do Red Table Talk de raspar os fios por ter uma doença autoimune, chamada alopecia, que faz com que a pessoa apresente um afinamento e queda de cabelo.
A Academia, responsável pela entrega do Oscar, se pronunciou sobre o ato de Will Smith, que estapeou Chris Rock no rosto. Apesar deste ter sido um dos momentos mais constrangedores de toda a noite, o grupo não condenou nem defendeu ninguém nesta situação, permanecendo neutro.
O único ponto que eles não foram de acordo é no uso da força para a resolução. “Nós não apoiamos o uso da violência de qualquer forma. Nesta noite fomos agraciados com a entrega dos prêmios da 94ª Academy Awards, que mereciam este momento de reconhecimento pela sua carreira e para os apaixonados por filmes no mundo todo”.