ITABUNA: Compare fotos históricas das enchentes de 1967 e 2021

Em 2021 Itabuna enfrentou a maior cheia do rio Cachoeira – desde 1967, após as fortes chuvas que castigaram a região, na considerada ‘Pior Tragédia da Bahia’.

A enchente atingiu o centro e bairros próximos do rio Cachoeira, deixando desabrigados e um rastro de destruição em toda a cidade.

Imagens nas redes sociais informavam sobre alagamentos na avenida Cinquentenário e em outros bairros, diferente de 1967, onde os poucos registros podem ser vistos no Arquivo Público Municipal.

Abaixo algumas imagens do pesadelo que se repete 54 anos depois.

CORRENTE SOLIDÁRIA

Centenas de itabunenses se uniram para ajudar os desabrigados e desalojados, com doações de alimentos, roupas, medicamentos e produtos de higiene.

Por isso, diversos pontos de apoio estão montados em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, igrejas, centros espíritas e terreiros onde os abrigados recebem três alimentações diárias, roupas, colchões, cobertores, medicamentos e assistência médica e de enfermagem. A ação voluntária tem sido fundamental.

A ação assistencial está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com o Gabinete de Gestão de Crise oficializado pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Depois que as águas baixaram e as ruas foram limpas, famílias começaram a retornar para casa, a exemplo de algumas abrigadas na Igreja Santa Maria Goretti, no Mangabinha.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

mersin escort