Pelos próximos 90 dias, o vereador Danilo da Nova Itabuna (UB), não poderá se pronunciar nas sessões da Câmara de Itabuna e terá que redigir um documento de retratação pública, a ser lido na Casa e publicado nas mídias sociais. A decisão do Conselho de Ética, foi lida pelo presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD) durante a sessão plenária desta terça-feira (5).
A polêmica teve início quando Danilo da Nova Itabuna, fez um comentário desrespeitoso comparando a primeira-dama a ‘Lessie’, gerando indignação e protestos de diversas organizações e ativistas em defesa dos direitos das mulheres. O CONSENDAMI (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna), juntamente com outras ativistas, apresentaram uma representação formal ao Conselho de Ética da Câmara, solicitando a apuração do caso. A vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), presidiu o Conselho.
O Código de Ética e Decoro Parlamentar prevê quatro medidas disciplinares a serem aplicadas aos parlamentares acusados de quebra de decoro: advertência, censura (verbal ou escrita), perda temporária do exercício do mandato ou ainda perda de mandato.