Por iniciativa do mandato do vereador Jairo Araújo (PCdoB), juntamente com a vereadora Charliane Souza (PTB), foi realizada na noite desta quinta-feira (30) uma sessão especial para debater formas de enfrentar as violências contra as mulheres. A mesa foi composta por Ivete Oliveira (Deam/Itabuna), Sione Porto (Deam/Itabuna), Beatriz Almeida (OAB Mulher), Aline Setenta (Ser Mulher/Uesc), tenente Laís Sena (Ronda Maria da Penha), Kaliana Fontes (Respeita as Minas Litoral Sul) e pela vereadora Charliane, que presidiu a mesa e dirigiu os trabalhos.
No entendimento de Jairo, a sessão foi bem-sucedida. “Não podemos considerar natural essa violência contra as mulheres. Só será possível construir uma sociedade justa e igualitária se vencermos esta cultura machista, tão presente nos lares das famílias brasileiras”, afirmou em sua saudação.
A sessão também apontou para a necessidade de unificar órgãos públicos e a sociedade organizada na luta pela construção da Casa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência, uma estrutura maior e melhor para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, além de ampliar o apoio à Ronda Maria da Penha, que vem desempenhando um importante papel do acompanhamento das mulheres assistidas por medidas protetivas.
O vereador concluiu sua participação na sessão convocando os homens a assumirem suas responsabilidades. “Nós, homens, precisamos desconstruir essa cultura machista, patriarcal, abrir mão dos privilégios, além de ouvir e intensificar o apoio às mulheres na luta por igualdade de oportunidades e por políticas públicas que façam de fato o enfrentamento a essas violências”, finalizou Jairo.