A renda extra pode garantir uma folga no seu orçamento para montar uma reserva de emergência ou realizar um sonho, por exemplo. Conheça as opções agora com a economista Lorenna Grasielle Silva Bispo.
Apesar de a Educação Financeira ser muito discutida no meio Business, ainda é pouco compreendida no âmbito da família brasileira. A educação é um pilar muito importante na vida do cidadão e no que diz respeito as finanças, esta se encontra presente no dia a dia de cada um, em cada tomada de decisão. Sendo assim, a Educação Financeira é entendida como uma mudança de paradigma e hábitos em relação ao gerenciamento do dinheiro. Todos nós temos sonhos, e para alcança-los é necessário alinhar metas e objetivos de maneira consciente, principalmente em um momento inflacionário a qual se encontra a economia brasileira.
De acordo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando o período de janeiro a setembro de 2022, o brasileiro está pagando mais caro para comer e beber (os dois segmentos acumulam inflação de 9,54%). Ainda no que se refere ao desempenho econômico brasileiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI), estima que o Brasil vai crescer apenas 1%, em 2023, resultado muito abaixo da média dos países emergentes (3,7%) e da média global (2,7%). Somado a isso, os juros continuam elevados, o que significa que haverá reflexos negativos no crescimento e emprego nos anos seguintes.
Diante disso, a Educação Financeira vem como um divisor de águas, pois, além de ensinar como administrar as finanças de maneira adequada, e a realizar aplicações financeiras, o método disponibiliza meios para aumentar os rendimentos, ou seja, fazendo com que as pessoas consigam enxergar esperança em meio ao caos. Exemplos de rendas extras que garantem uma folguinha no orçamento:
- 1) vender alimentos;
2) vender roupas e objetos que não usa mais;
3) alugar um quarto em casa (plataformas como o Airbnb tornam esse processo possível);
4) separar um cantinho de sua casa para cuidar de animais de estimação (baixe o aplicativo da Doghero e conheça mais sobre);
5) dar aulas online ou prestar consultorias;
6) revender produtos;
7) vender fotografias (vale muito a pena se especializar no ramo).
Essas são algumas das possibilidades de obter uma grana extra para acrescentar ou desafogar. Destarte, é importante se atentar a economia e entender como ela nos afeta, pondo em prática os ensinamentos da Educação Financeira.
Para mais entendimento sobre o tema, procure um especialista no assunto: Lorenna Grasielle Silva Bispo, Economista com extensão em Administração Financeira.