por Andreyver Lima – O clima está quente na política das duas principais cidades da região sul do estado. Ilhéus e Itabuna, cidades acostumadas com as tempestades da natureza, agora enfrentam as turbulências da arena política, que ganha força com a aproximação das eleições municipais de 2024.
Em Ilhéus, onde a política tem um comportamento distinto de Itabuna, o vereador e ex-presidente da Câmara Legislativa, Jerbson Moraes (PSD), passa por um momento de análise e reflexão. O prefeito Marão exonerou alguns dos indicados por Moraes, o que pode dificultar a sua tentativa de se tornar candidato do grupo governista. Ambos são do mesmo partido e o mandato atual do prefeito é o último, após sua reeleição em 2020.
Já em Itabuna, o vice-prefeito Guinho (UB), que está rompido com o prefeito Augusto Castro (PSD), enfrenta mais uma polêmica. Desta vez, o bate-boca foi com Binho Shalom, que agora é ex-membro do partido de Guinho na cidade. O vereador Danilo (UB) saiu em defesa do vice-prefeito e pediu à Câmara de Itabuna que instaurasse uma investigação para o caso.
As altas temperaturas políticas dessas duas cidades parecem não dar trégua. Enquanto os líderes pré-candidatos, tentam equilibrar as forças para as eleições futuras, a população fica no meio de um fogo cruzado.
Será que o clima político vai se acalmar, ou essas cidades vão continuar enfrentando uma verdadeira onda de turbulências?
Para saber mais sobre o clima nos próximos dias, tanto o vereador Jerbson Moraes, quanto o vice-prefeito Enderson Guinho, estarão nesta quinta-feira (11) às 19h, no Podcast Café iPolítica.