A capacitação dos comerciantes, para participar de licitações e também serem contemplados como fornecedores do poder público. Este é o objetivo do workshop que a Câmara de Itabuna promoverá, dia 12 de março, em
parceria com entidades ligadas ao comércio.
O assunto foi discutido terça-feira (26), em reunião com representantes da ACI (Associação Comercial de Itabuna), AMPESBA (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Sul da Bahia), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sindcom (Sindicato do Comércio Varejista).
O Legislativo foi representado, na sala de Comissões Técnicas, pelo presidente Erasmo Ávila (PSD); primeiro secretário, Israel Cardoso (PTC); terceiro secretário, Pastor Francisco (Republicanos); o diretor Felipe Ramalho, além da analista de Licitações, Uania Andrade, e da consultora jurídica, Cleide Oliveira – ambas advogadas.
“Cada vez mais próxima”
Segundo Erasmo Ávila, a Casa promoverá cursos para que os empresários locais possam participar de processos licitatórios, com as mesmas condições de empresas de qualquer outro lugar do Brasil. “O nosso comércio é o que sempre fez Itabuna crescer e podem ter certeza que a Câmara fará sua parte”, afirmou, ressaltando todo apoio a iniciativas para fortalecer o segmento. Inicialmente, devido às medidas sanitárias, serão disponibilizadas
inscrições gratuitas para 30 pessoas, cujos nomes serão indicados pelas referidas entidades. Enquanto isso, haverá exibição nas redes sociais da Câmara, para que todos tenham acesso ao conteúdo ali oferecido.
Cleide Oliveira mencionou a pretensão de oportunizar aos empresários da cidade a participação de licitações em qualquer lugar. O suporte, inclusive, terá um caráter didático. Na mesma linha, Uânia Andrade ressaltou o ganho que será obtido a partir dos novos conhecimentos. “Nós queremos trazer conhecimento, a Casa atuar de forma cada vez mais próxima da comunidade local”, pontuou.
Aprovação e sugestões
A ideia do workshop foi muito bem recebida pelas entidades representadas na reunião. Para o presidente do Sindcom, José Adauto Vieira, capacitar é importante, assim como estimular uma rotina de pagamentos mais céleres
por parte dos órgãos públicos. “O recebimento sempre foi uma preocupação; as empresas não têm capital alto para bancar uma espera maior”, observou.
O presidente da ACI, Sérgio Velanes, disse que a capacitação dos serviços locais é importante para começar. Afinal, há grandes demandas a enfrentar, inclusive num cenário de ampla digitalização das atividades. “Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tem acesso a tudo”, ilustrou.
O presidente da AMPESBA, Valdir Ribeiro, considera que nasce um momento novo para Itabuna na área do empreendedorismo e sublinhou a importância dos movimentos em apoio aos empresários locais. “Nosso negócio mora aqui e gera emprego; é aqui que o dinheiro circula. Com capacitação iremos avançar e muito”, lembrou.
Da mesma forma, o dirigente da CDL, Jorge Braga, enalteceu a preocupação da Câmara em viabilizar uma relação com as entidades de classe. “Não tenho dúvidas de que vai dar certo”, apostou.
Sugestão de legenda: ACI, AMPESBA, CDL e SindCom aceitam ser parceiras do evento promovido pela Câmara de Itabuna (Fotos: Pedro Augusto)
Reunião para apresentar às entidades a proposta do evento, marcado para 12 de março