A quarentena transformou as casas de muita gente em sala de aula. Os primeiros dias de isolamento com aulas em casa evidenciou o desespero dos pais e a falta de preparo da maioria das escolas para o novo momento.
A Educação pós-pandemia em Itabuna, foi tema debatido como parte do Programa de Governo Participativo do PT. O evento ocorreu no canal TV PT Itabuna e reuniu os educadores Miguel Arroyo, Teresa Leitão e Paulo Gabriel.
Miguel Arroyo iniciou propondo a politização da educação. “Nesse momento de negação, a politização é o caminho para garantir a realização do direito à educação, em um estado que nega os direitos aos seus cidadãos”.
Já a educadora Teresa Leitão afirmou que a experiência da busca ativa dos estudantes será fundamental no pós-pandemia. “Será muito importante. Haverá um grande abandono escolar, como consequência da pandemia. A busca ativa será fundamental”.
Paulo Gabriel, por sua vez, lembrou que Itabuna tem todas as condições de se firmar em um Polo Educacional, uma verdadeira Cidade Educadora. “Itabuna é uma referência na Educação, sempre que discutimos esse tema em todo o país”.
O pré-candidato a prefeito Geraldo, lembrou suas gestões, a contribuição de grandes educadores e considerou a reunião como a mais importante de todo o processo do PGP. “Na minha avaliação, a educação pública municipal é a maior responsabilidades dos governos, especialmente dos municípios”.
Participaram do evento, o presidente do PT, Jackson Moreira, a coordenadora do PGP, Célia Watanabe, bem como os coordenadores setoriais Jorge Almeida e Valter Nascimento.