Itabuna se prepara para a 2ª Marcha Lilás em Comemoração aos 18 Anos da Lei Maria da Penha

Nesta quinta-feira (15), acontecerá a 2ª Marcha Lilás evento que promete mobilizar a comunidade em prol do enfrentamento à violência contra as mulheres. A concentração está marcada para a Praça José Bastos, no Centro, a partir das 9h. Inicialmente prevista para a semana passada, a marcha foi adiada devido às chuvas, mas agora retorna com ainda mais força e relevância, celebrando os 18 anos da Lei Maria da Penha.

A marcha é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, reunindo diversos atores sociais em um esforço conjunto para conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e a importância da proteção contra a violência doméstica.

Durante o evento, das 9h às 12h, a população terá acesso a uma série de serviços de saúde, incluindo aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também haverá distribuição de informações sobre nutrição e saúde bucal, evidenciando a preocupação com o bem-estar integral dos participantes. Além disso, a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro estará presente, expondo os cursos oferecidos, enquanto o Departamento de Combate à Pobreza fornecerá informações sobre o CadÚnico, programa essencial para o acesso a benefícios sociais.

A 2ª Marcha Lilás contará com a presença de representantes das principais instituições que integram a Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres. Entre elas, destacam-se a Patrulha Guardiã Maria da Penha, a Ronda Maria da Penha, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Defensoria Pública da Bahia, a Justiça Restaurativa, a Sala Lilás da Amurc, a OAB Comissão da Mulher e diversos coletivos de mulheres.

A marcha não apenas celebra os avanços trazidos pela Lei Maria da Penha, mas também reforça a importância das recentes modificações na legislação. Com a Lei nº 14.550/2023, a proteção contra todas as formas de violência em contextos de relações domésticas, familiares e íntimas de afeto foi ampliada. Agora, a lei garante a proteção integral da vítima, incluindo sua integridade física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

mersin escort