Aconteceu nesta quinta-feira (25), reunião para discutir alternativas para as gestantes em Itabuna, após anúncio do fechamento da Maternidade Ester Gomes.
A vereadora Wilma (PCdoB) discutiu a questão com a Secretária de Saúde Lívia Mendes, as advogadas Andréa Peixoto e Wandressa Souza da Comissão de Mulheres da OAB/Itabuna, Juliana Carvalho da Defensoria Pública e a comissão do Conselho Municipal de Mulheres de Itabuna
A vereadora sugeriu alternativas para a saúde das gestantes e definiu a reunião como esclarecedora. “A secretária apresentou a versão da situação, afirmando que existem vários descumprimentos de contrato por parte da Maternidade, além de estar com certidão negativa e por questões legais, impossibilitada de fazer renovação de contrato.” disse.
A secretária informou também que a prefeitura tem um projeto de abrir uma casa de saúde materno-infantil, mas a primeira alternativa neste momento é o Hospital Manoel Novaes.
Wilma solicitou que a gestão pondere a situação dos trabalhadores e verifique se tem alguma contratação de pessoal na Saúde para absorver a demanda da Maternidade.
“Aproveitamos o encontro para cobrar também reforço à atenção básica, para fortalecer esse fluxo de pediatria e maternidade e estamos na expectativa da reabertura do CEMEPI.” disse.