O canal de drenagem do São Caetano, que passa pela praça da feira livre, uma das maiores de Itabuna, está sendo beneficiado com a execução de ações de limpeza. O trabalho da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e Segurança Ordem Pública (SESOP), consiste num faxinaço que começou na segunda-feira, dia 31.
Até sexta-feira, além de remover resíduos do leito do canal, será feita uma higienização nas barracas que ficam no entorno e também acumulam sujeira e materiais descartáveis. “Vamos retirar, provisoriamente, essas estruturas que armazenam isopores velhos, caixas de geladeira, caixotes e outros objetos que muito contribuem para a degradação ambiental”, disse a gerente de Feiras e Mercados da SESOP, a urbanista e arquiteta Anne Reis.
Ela ressalta que antes da limpeza do canal de drenagem, a Secretaria manteve um diálogo franco e aberto com os feirantes e trabalhadores. “Fizemos uma conscientização para esclarecer a importância de manter a área sempre limpa”, falou Anne Reis.
Na segunda-feira, houve a lavagem da feira e, a partir de agora, as barracas serão reorganizadas. “O problema é que algumas barracas são excedentes e aos finais de semana alguns feirantes permanecem no local, o que atrai sujeira e s animais, gerando reclamação pelos moradores de áreas próximas”, pondera Anne. Pelo cronograma da SESOP outras feiras livres da cidade terão o mesmo faxinaço, a exemplo da feira do Califórnia.
Os entulhos e dejetos removidos da feira do São Caetano estão sendo carreados para o aterro sanitário certificado que a Prefeitura de Itabuna contratou há um ano e meio situado na rodovia Ilhéus – Itabuna.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna