A iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), de realizar uma pré-seleção de funcionários para as futuras unidades da Rede Atakarejo no município, está gerando debate.
Esta ação, implementada pela atual gestão, através do Programa de Apoio ao Trabalhador e às Empresas (Proate), busca facilitar a inserção de mão de obra no mercado de trabalho.
Em um contexto mais amplo, como outras cidades a exemplo de Salvador, com o SIMM – Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra, ou São Paulo, que tem o CATE – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, numa estratégia semelhante de apoio e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de emprego.
O esforço da gestão reflete uma abordagem proativa na busca por soluções para o desafio persistente do desemprego e na promoção do desenvolvimento econômico local.
Sob a supervisão do diretor de Fomento e Indústria da SICER, Sandro Matos, o processo seletivo destaca-se por sua abrangência, oferecendo vagas em diversas áreas com o Ensino Médio como pré-requisito.
O procedimento é dividido em duas etapas: a primeira fase é conduzida pela Prefeitura por meio do Proate, enquanto a segunda é realizada diretamente pelo Atakarejo.
A diversidade de oportunidades disponibilizadas, como açougueiro, padeiro, cartazista, encarregado, menor aprendiz, auxiliar de controle de estoque, depósito, RH e serviços gerais, cozinheiro, entre outras, destaca a amplitude do programa, atendendo a diferentes perfis profissionais. Isso contribui não apenas para a geração de empregos, mas também para a formação de uma mão de obra diversificada e qualificada.
A divulgação da iniciativa e o acesso facilitado aos interessados, que podem comparecer à Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda no Centro Administrativo Firmino Alves, demonstram o comprometimento em garantir que o processo seja transparente e acessível. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.
Essa abordagem integrada, envolvendo tanto a administração municipal quanto a empresa privada, ressalta a importância da colaboração entre setores público e privado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social, já que a criação de empregos fortalece a estabilidade financeira dos trabalhadores.
O programa de pré-seleção em parceria com a Rede Atakarejo, se destaca como um exemplo positivo de cooperação público-privada, contribuindo assim para um futuro mais próspero e inclusivo para a cidade.