Mudando as regras: O curioso caso do milionário que decidiu investir no MST

João Paulo Pacífico, 43, decidiu doar sua empresa — o Grupo Gaia, que está no mercado financeiro há 13 anos — ao reconhecer os próprios privilégios. Ele entende que acumular mais patrimônio seria ser ‘viciado em dinheiro’, vício que atribui a muitos dos investidores brasileiros.

O homem de cabelo comprido veste camiseta preta com a frase: ‘Quem tem apenas aspirações individuais jamais vai entender a luta dos outros’. A vestimenta foge ao padrão dos executivos que são seus pares no mercado financeiro, onde Pacífico conquistou sucesso e fortuna, remando contra uma corrente em que o lucro fica sempre na mão das mesmas pessoas.

“Acumulei muito patrimônio em minha vida, mas agora não preciso mais. Cheguei a um momento que não faz sentido ter mais dinheiro. Foi por isso que decidi doar a empresa e transformá-la em uma ONG de impacto social. Acredito que quem tem mais saúde precisa ajudar quem tem menos, assim como quem tem mais dinheiro tem de ajudar quem tem menos”, diz João.

Pacífico usou lógica semelhante para ofertar títulos de dívida das cooperativas ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na bolsa de valores, e considerou o próprio momento em que conheceu o movimento mais a fundo como algo importante para um processo de mudança — em que passou a reconhecer seus privilégios e a realidade desses trabalhadores.

“Visitei acampamentos do MST a pedido de um amigo, que me disse que toda narrativa que se constrói contra o movimento é mentira. Chegando lá, os vi plantando arroz orgânico. Então, por que eu deveria ser contra isso? “, diz o empresário.

“Quero ter dinheiro e trabalhar, mas não quero mais ser dono. Serei o diretor da ONG, receberei salário, mas todo lucro passará a ser investido em impacto social e ambiental. Também sou contra a ideia de minhas filhas nascerem donas – terão toda condição possível, mas não herdarão a empresa”, afirma o empresário.

Com informações do Uol

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

mersin escort