O assunto na Câmara de Itabuna, nesta quarta-feira (16), não poderia ser outro. As chuvas e as enchentes, inundaram os discursos no plenário.
Debateram principalmente sobre um plano de ação que melhore as condições de enfrentamento ao problema.
Os parlamentares se sentem pressionados pela cobrança da população nas ruas. ‘Nós é que estamos na ponta’, disse o vereador Dando Leone (PDT).
O líder do governo municipal, Manoel Porfírio (PT), propôs uma comissão. “Não vim para tribuna fazer discurso. Vim propor que façamos uma comissão e converse com o prefeito Augusto Castro (PSD). O que o povo espera de nós é solução.” disse.
Em sua fala, o vereador Israel Cardoso (AGIR) usou como base a matéria do blog hoje cedo, “Afinal, por que Itabuna ainda sofre com as chuvas e o que a Câmara e a Prefeitura fizeram até agora“.
Segundo ele, os pontos abordados na publicação, como o novo Marco Regulatório do Saneamento em Itabuna, aprovado pela Câmara em 2020, deve ser analisado por uma comissão de parlamentares.
Na opinião de Erasmo Ávila (PSD), presidente da Casa, é preciso pensar na construção de bolsões de captação de águas pluviais, limpeza e manutenção da rede, bem como no monitoramento de resíduos sólidos.
Por fim, ficou acertada uma audiência pública com especialistas, para coletar sugestões para o sistema de microdrenagem urbana de Itabuna. Será dia 21/11 às 15h.