Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento expressivo das bases digitais dos clubes da série A no início da temporada 2019. Somente no mês de janeiro, os 20 clubes da Série A somaram mais de 1,3 milhão de novas inscrições em suas plataformas oficiais, o maior crescimento dos últimos 12 meses. Os clubes dos estados de SP, RJ, MG e RS foram responsáveis por 88% das novas inscrições no período.
Considerando todos os 45 clubes monitorados no ranking, os com maiores volumes de crescimento no período foram: Flamengo (257 mil), Corinthians (198 mil) Atlético Mineiro(131 mil), São Paulo (122 mil) e Palmeiras (115 mil) que, juntos, foram responsáveis por 58% das novas inscrições no período. O Flamengo liderou o ganho de seguidores no último mês e somou, ao todo, mais de 250 mil inscritos em seus canais oficiais. Resultado superior ao seu desempenho em todos os meses de 2018. O clube carioca ainda liderou em ganho de novas inscrições no Twitter e no Instagram.
O Corinthians registrou seu melhor crescimento mensal desde maio de 2018 ao somar cerca de 200 mil novos fãs em suas plataformas sociais. O clube também bateu a marca dos 3 milhões de seguidores no Instagram e liderou no crescimento absoluto no YouTube durante o mês anterior. O Atlético Mineiro registrou o terceiro maior crescimento absoluto no período entre todos os clubes nacionais (131 mil novos inscritos). Este resultado é o maior desde abril do ano passado. O Galo também viu sua base de inscritos em seu canal no YouTube, a “TV GALO”, crescer 14% e alcançar a maior variação de crescimento da plataforma de vídeos.
O São Paulo voltou a figurar no TOP5 ao registrar o 4º maior crescimento absoluto. Possivelmente motivado pela conquista da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o tricolor paulista somou 122 mil novos inscritos em seus canais oficiais e está a caminho de atingir 1 milhão de inscritos na SPFC TV, seu canal no YouTube. O Palmeiras completa o TOP5 com 115 mil novos fãs em suas contas digitais. O alviverde também obteve o terceiro maior crescimento geral em suas contas oficiais tanto no YouTube quanto no Facebook.
Como ocorre nos últimos meses, Ceará e Fortaleza destacam-se no crescimento de suas bases em suas páginas oficiais no Facebook. Ambos foram os que mais cresceram, tanto em volume quanto em variação. O Fortaleza somou mais de 21 mil novas curtidas em sua página (+2,8%), enquanto o Ceará mais de 19 mil novas curtidas e um crescimento de 2,6%.
“A pré-temporada renova a expectativa dos torcedores com as movimentações do mercado para o novo ano e com isso gera demanda pela retomada do futebol. Um reflexo deste cenário é o volume de novas inscrições nos canais oficiais dos clubes em janeiro, que foi o maior dos últimos 12 meses. Segundo o Sponsorlink, pesquisa do IBOPE Repucom especializada em esportes, 91% dos fãs de futebol acessam redes sociais, e a oportunidade para clubes e parceiros é trabalharem cada vez melhor essa demanda através de ações de relacionamento entre clube, patrocinadores, atletas, sócios-torcedores e fãs como um todo, buscando converter em resultados positivos para o início do ano e elevar o engajamento ao longo de toda a temporada”, destaca José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom .