O Sindserv promoveu nesta quinta-feira, 24/10, na Câmara de Vereadores de Itabuna, um Ato em Homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28/10. Com o plenário Raymundo Lima completamente lotado, o evento contou com a participação de servidores e servidoras municipais e representantes sindicais.
Após breve saudação da mesa, composta pela ex-presidenta do Sindserv, Karla Lúcia, pelo vereador Jairo Araújo, pelo diretor do Sindiacs/Ace, Josivaldo Gonçalves, e pela presidenta do Sindserv, Wilmaci Oliveira, os advogados do Sindserv Alberto Ferreira e Everton Macêdo fizeram um balanço das batalhas e ações jurídicas protagonizadas pelo sindicato, com destaque para a nova realidade da categoria com a mudança do regime jurídico e a liberação do FGTS através de liminares individuais. “Sendo estatutário, o servidor agora terá que recorrer à justiça comum, mais lenta que a justiça do trabalho”, explicou Macêdo. Já Alberto destacou o empenho do Sindserv para garantir os direitos da categoria. “Desde 2006, quando se reorganizou, o sindicato tomou diversas iniciativas, muitas delas vitoriosas, como esta que tem garantido a liberação do FGTS”, afirmou Ferreira.
Visando valorizar o funcionalismo público, o Sindserv homenageou onze servidores e servidoras, de diversos setores, conhecidos pela sua dedicação ao serviço público e participação nas lutas da categoria. Foram homenageados Carlos Admilson Pereira Barbosa (Saúde), Cláudio Roberto de Jesus Figueiredo (Sesttran), Daiana Santos de Santana (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Econômica), Edimilson Oliveira Santos (Hospital de Base), John Orgelis José de Morais Freitas (Guarda Municipal), José Cardoso dos Santos (ADEI), Josete Nascimento Barbosa (Fundação Marimbeta), Marialda Ferreira da Silva (Educação), Nivalda Reis Araújo (Administração/Saúde), Saionara Santos Aguiar (Assistência Social). Homenagens especiais para o diretor do sindicato José do Carmo Alves Bandeira, que já atuava no sindicato antes mesmo da publicação da carta sindical da entidade, em 206, e ao vereador Jairo Araújo, de comprovado compromisso com as lutas da classe trabalhadora.
Para finalizar o Ato, a presidenta do Sindserv, Wilmaci Oliveira, fez um relato das principais lutas do funcionalismo público, neste momento em que os governos municipal e federal promovem o desmonte do serviço público. “Temos sofridos ataques de todos os lados. No município, mudaram o regime mas se recusam em implantar o Plano de Cargos, Carreira e Salários. Os postos de Saúde estão abandonados, não apresentam mínimas condições de trabalho. No âmbito federal, vivemos com o Teto de Gastos, que engessa as administrações e congela nossos salários, com a terceirização sem limites, com a Reforma Trabalhista e, mais recentemente, com a Reforma da Previdência, que dificultará demais nosso acesso à aposentadoria. E ainda somos tachados de preguiçosos e irresponsáveis. Exigimos valorização! Nenhuma sociedade pode se desenvolver sem um serviço público de qualidade, que só é possível com a valorização dos servidores”, concluiu Wilma.
Por coincidência, Wilma fez aniversário neste dia 24/10 e colegas do sindicato e da categoria prepararam uma surpresa para a presidenta aniversariante. Feliz aniversário, Wilma! A gente se encontra na luta!
Você precisa fazer login para comentar.