O presidente Donald Trump terminou abruptamente coletiva sobre o coronavírus nesta segunda-feira (11), depois de ficar visivelmente irritado com duas repórteres.
Nos momentos das perguntas, Trump fez uma pergunta a Weijia Jiang, que perguntou por que ele costumava afirmar que os EUA estavam “se saindo muito melhor do que qualquer outro país quando se trata de testar” e o enquadrou como uma “competição global” quando tantos americanos ainda estão morrendo, ela disse.
“Bem, eles estão perdendo suas vidas em todo o mundo. E talvez essa seja uma pergunta que você deva fazer à China ”, disse Trump a Jiang, que é de ascendência asiática e nasceu na China . “Não me pergunte. Faça essa pergunta à China, ok? Quando você faz essa pergunta, pode receber uma resposta muito incomum. ”
Trump então chamou outra repórter, Kaitlan Collins, da CNN, que fez uma pausa para deixar Jiang fazer uma pergunta seguinte: “Por que você está dizendo isso especificamente para mim?”
Trump respondeu a Jiang que ela estava fazendo uma “pergunta desagradável”. Então, aparentemente punindo Collins por ceder tempo a Jiang, Trump se recusou a deixar Collins fazer sua pergunta e chamou outra pessoa.
“Em seguida, por favor”, disse Trump, falando sobre Collins enquanto tentava fazer sua pergunta. Mas antes de realmente passar para o próximo repórter, Trump terminou abruptamente e saiu do palco.
Este é o último de uma série de momentos tensos entre Trump e os repórteres que fazem perguntas em seus briefings sobre coronavírus. Ele freqüentemente dirigiu sua raiva contra as repórteres da sala, especialmente aquelas que são mulheres de cor.
Jiang já havia recebido a frustração de Trump antes. No início de abril, ele ficou bravo com a linha de perguntas dela e acusou-a: “É uma pergunta tão básica e simples, e você tenta fazer parecer tão ruim. Você deveria ter vergonha de si mesmo ”, disse Trump, chamando seu tom de“ muito desagradável ”.