O município de Itabuna, na região sul da Bahia, elegeu, no primeiro turno das eleições, no último domingo (15/11), apenas uma mulher para a próxima legislatura da Câmara de Vereadores e Vereadoras. Wilmaci Oliveira, mais conhecida como Wilma, foi eleita pelo PCdoB e se torna também a primeira vereadora do partido no município.
Wilma é presidenta do Sindicato dos Servidores e das Servidoras Municipais de Itabuna (Sindserv) e, além de levantar a bandeira da valorização do funcionalismo e dos serviços públicos da cidade, defende também os direitos das mulheres. Para a nova vereadora, a vitória deve ser celebrada porque a disputa foi desafiadora.
“Precisamos comemorar que, nesse cenário tão difícil que vivemos no país, nosso Partido conseguiu garantir um mandato comunista, pela nona vez seguida no município, e pela primeira vez com uma mulher”, afirmou Wilma.
A vereadora eleita ainda agradeceu pelo apoio recebido pelo conjunto partidário e afirmou que a vitória é coletiva. “Agradeço à direção do Partido pela confiança. Podem ter certeza que honrarei nossa história”, concluiu.
A Câmara de Itabuna é composta por 21 cadeiras e a presença de uma única vereadora expõe a sub-representação feminina no município, onde as mulheres são maioria entre a população (53%, segundo o IBGE).