Preocupado com o baixo nível de aprovação dos estudantes oriundo dos municípios do sul da Bahia na Universidade Estadual de Santa Cruz, o vereador Sivaldo Reis, do PL, entrou com um pedido de bônus regional ao reitor da Uesc Alessandro Fernandes.
“O bônus regional significa a nota do Enem-Exame Nacional do Ensino Médio mais 20%”, explicou Sivaldo em entrevista ao Blog do Bené. Ele acrescentou que a ampla concorrência que o Enem e o Sisu-Sistema de Seleção Unificada possibilita, faz com que o estudante do eixo centro-sul-baiano dispute vagas com todo o Brasil, e a nota de corte dos cursos como Engenheiria, Medicina e Direito, dificultam de forma desigual os jovens da região.
“Nós estamos vendo nossos estudantes deixando seus sonhos de lado e ingressando em cursos que eles não tem interesse em fazer”, ressaltou.
Ex-funcionário e ex-aluno da Uesc, Sivaldo lembrou que “há trinta anos foi uma luta muito grande para que a nossa Universidade fosse estadualizada e uma instituição pública para os jovens da nossa região. Infelizmente nós estamos vendo as vagas sendo ocupadas por estudantes de outros estados”.
Além do pedido do bônus regional, foi elencado a possibilidade do retorno do vestibular. “Esse foi o nosso pedido ao reitor que acolheu muito bem e levou para a análise de deliberação junto ao Conselho Universitário. O pedido foi muito bem aceito pelo corpo docente da Uesc, pela sociedade e pelos membros da Câmara. Há grandes chances do pedido ser aprovado”, destacou.