ITABUNA: Vereadores justificam voto a favor da busca do empréstimo

Foi aprovado em primeira votação, nesta quarta-feira (15), o projeto enviado pelo executivo que busca pleitear um empréstimo junto ao FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata). Caso o crédito seja aprovado, mediante a análise de projetos pelo Ministério da Economia e Senado Federal, o recurso será liberado aos poucos.

O projeto denominado Programa de Integração Urbana de Itabuna-Bahia 2030, contempla a reestruturação da cidade com obras específicas, como pavimentação em bairros, novas vias, esgotamento sanitário, requalificação do trânsito, revitalização do Rio Cachoeira, entre outras.


LEIA MAIS AQUI: ITABUNA: 5 verdades que escondem de você sobre o empréstimo de US$ 30 milhões


Vereador Sivaldo Reis (PL)

De acordo com o relator do projeto, Sivaldo Reis (PL), ‘a expectativa é a melhor e maior possível’; “Os vereadores entenderam que a cidade de Itabuna não precisa tão somente só pintar meio-fio, trocar lâmpada, pintar porta de escola. A cidade precisa entrar no eixo desenvolvimento, como grandes cidades da nossa Bahia fizeram e agora é a nossa vez. Os vereadores que votaram sim, foram de forma consciente e comprometida com o desenvolvimento da cidade.” pontuou.

Vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB)

A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), que apresentou emendas ao projeto, afirmou que a Câmara cumpriu seu papel, sem abrir mão da fiscalização. “Na realidade a Câmara está cumprindo o seu papel de autorizar uma operação de crédito, mas isso não quer dizer que o empréstimo já vai ser depositado nos cofres do município, a gente sabe que não é dessa forma. É uma fase que está sendo superada mas terão outras fases, se o município conseguir esse recurso, estaremos atentos para acompanhar a aplicação nas obras que estão propostas dentro do programa. Acho que a gente vai dar um salto de desenvolvimento, tendo em vista o programa apresentado” disse.

Vereador Manoel Porfírio (PT)

Da mesma forma, o líder do governo na Câmara, Manoel Porfírio (PT), ressaltou a importância de desenvolvimento da cidade. “Estamos contribuindo com o crescimento da cidade, fizemos um debate qualificado, com alguns embates, mas vamos mudar a realidade dessa cidade. Ao contrário do que pensam, não estamos dando um cheque em branco ao prefeito, temos que cobrar responsabilidade à ele. O que interessa mesmo é o conjunto da cidade, os moradores da periferia que ainda pisam na lama, que tem esgoto a céu aberto. O governo está entrando nos bairros com asfalto com apenas um ano e meio de governo, no passado só entrava no final dos governos.” afirmou.
 

Em certo momento da sessão, a temperatura subiu, mas o parlamentar atribui que a tensão de alguns vereadores se dá ao momento pré-eleitoral. “Vamos tocar a vida sem politicagem. Eu acho que nós estamos cumprindo nosso papel, eleição é em outro momento, querem entrar no debate da eleição, mas nós estamos preparando um projeto que é um passe para o futuro para os jovens da cidade principalmente.” pontuou.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

mersin escort