Lagoa de decantação de esgotos da Emasa no São Judas Tadeu passa por manutenção

A lagoa de decantação de esgoto da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), no Bairro São Judas Tadeu está passando por um completo trabalho de manutenção com o recolhimento de plantas aquática popularmente conhecidas como baronesa (Eichornia crassipes).

Há muitos anos, a lagoa que ocupa área total de 3,77 hectares não passava por um processo de conservação tão completo.

“A remoção da vegetação superficial melhora a eficiência do tratamento aeróbico. A melhoria se dá com maior incidência de raios solares e, consequentemente, uma maior redução da carga orgânica presente no efluente sanitário”, explica o diretor técnico da Emasa, Bruno Mendonça.

A eficácia de tratamento em lagoas de estabilização é de aproximadamente 80% para os sistemas bem operados, com as devidas manuteções. A lagoa do bairro São Judas, por exemplo, tem capacidade de tratar até 48 litros de defluentes por segundo. A água remanescente é devolvida integralmente tratada ao Rio Cachoeira.
O trabalho está sendo realizado com o auxílio de uma escavadeira hidráulica e um barco, com dois canoeiros, que puxam as plantas para a borda da lagoa. A máquina faz o serviço de retirada. A previsão é que os serviços sejam concluídos nos próximos 20 dias

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

mersin escort