Moradores do Jubiabá e Gabriela em Itabuna sofrem com crise de água em meio à pandemia de coronavírus

Higienizar bem as mãos e várias vezes ao dia, é uma medida essencial no combate ao Covid-19. Mas para as famílias que moram nos condomínios Jubiabá e Gabriela, o hábito de lavar as mãos não é simples, já que a água que chega em casa é de qualidade duvidosa.

Moradores têm publicado em redes sociais, denunciando o fornecimento de água suja às casas do condomínio. Ao abrir as torneiras, perceberam que escorre uma água de forte odor e cor escura.

‘Água de peixe podre’

Em áudio, um morador reclama que ao redor da bomba de captação da água ‘tá cheio de peixe podre’. “Lá na beira do rio tem que dá uma limpada ao redor. Tá cheio de peixe podre, como é que essa água não vai chegar fedendo?”

Com a incerteza de quando terão água, famílias armazenam água em tonéis. Isso liga o alerta, para o risco de dengue, zika e chikungunya, uma vez que água parada é um criadouro em potencial para o mosquito transmissor.

O vereador Jairo Araújo também publicou fotos da captação, alertando para o risco da qualidade da água na saúde das pessoas.“Nessa crise sanitária, a população recebe da prefeitura água com cor, odor e sabor que coloca a vida das pessoas em risco. Nesse momento de crise absurda, representa um risco para o povo daquela região, que já tem mais de 4 casos confirmados de coronavírus.” disse.

 

O que diz a EMASA

O diretor técnico da EMASA, João Bittencourt, informou que na sexta-feira (24) houve problema na caixa do manancial. Foi verificado que após a liberação da barragem em Itapé, houve muita descarga de matéria orgânica.

“Tudo isso prejudicou bastante e mudou a qualidade do Manancial. Fizemos a mudança no tratamento e resolvemos aqui a questão da coloração. Na questão do sabor e odor, nós verificamos que ainda tava com resíduo.”afirmou.

Expectativa é de que nos próximos dias, o problema seja solucionado

“Estamos trabalhando com o suporte técnico-químico de Salvador, na questão do odor da água. Nesse período nós vamos distribuir no condomínio 6 tanques de 10.000 L, totalizando aí 60 mil litros. Levando até a comunidade água potável de qualidade, pois nosso objetivo é  prestar o melhor serviço e manter a população de uma forma satisfatória, então nós pedimos a compreensão de todos.” disse.


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